o que são vibes?

Andre Alves
1 min readMay 26, 2020

--

“o que as pessoas dizem, o que as pessoas fazem e o que elas dizem que fazem; são coisas inteiramente diferentes.”
— Margaret Mead

o mundo é um lugar complexo de se decifrar. estamos aqui e lá ao mesmo tempo. quase mudando, mas ainda não. somos contradições em movimento — e ignoramos essas tensões como medida alienante de sobrevivência. a velocidade das mudanças se consagra como ideologia vigente, e é apenas vivendo essa impermanência que fazemos as pazes com o tempo.

tendências são cada vez mais ágeis e difíceis de acompanhar, assim como o modelo geracional e os recortes demográficos são insuficientes para mapear novos comportamentos. acreditamos em vibes.

vibes são estados temporários de identificação, relação e consumo. derivam de estados emocionais e oscilações comportamentais que as pessoas emulam, agitam, incorporam e desincorporam. afinal, das variações da cultura de rua às esquinas da internet, você segue uma playlist ou uma hashtag, mas elas não necessariamente te definem. vibes viram tendências que viram verdades que viram o mundo (e a Cultura) de cabeça para baixo. we vibin’.

--

--

Andre Alves

escritor, psicanalista, consultor e pesquisador na @floatvibes, hub de cultura, comportamento e estratégia. e apaixonado por chás @realmrtea.